10 dicas de como lavar as roupas do bebê

Me lembro que quando estava no sétimo mês de gestação do Pedro, resolvi que já era hora de começar a lavar as roupinhas dele…mas é CLARO que surgiram mil dúvidas: como lavar? tem que ser na mão?? posso por na máquina? já lavo todas de uma vez? e o sabão? é o mesmo que já uso? Enfim, com certeza esse é um assunto que TODA mamãe de primeira viagem tem interesse, então vamos às dicas:

1 – Lave as roupas do seu bebê por volta do 7º/ 8º mês de gestação. Se você lavar muito antes, elas vão ficar guardadas e podem empoeirar e se você deixar para os 45 do segundo tempo, pode ser que seu bebê use roupinhas sem lavar, o que não é recomendável…rs

2 – As roupinhas podem sim ser lavadas na máquina, basta você usar o ciclo correto (para roupas delicadas/roupas de bebê). Se sua máquina não tiver essas opções, use um ciclo curto, afinal, as roupinhas não estão sujas, é só para tirar o pó e deixar com um cheirinho delícia…A lavagem na máquina é mais eficiente, além disso as roupas são melhor enxaguadas, evitando que sobrem resíduos de sabão. Além da praticidade, não é mamães? Você pode ainda optar por lavar as roupas do bebê dentro de fronhas ou sacos que são feitos especialmente para esse fim.

3 – Use sabão neutro ou de coco, de preferência líquido e que não tenha um cheiro muito forte (testado dermatologicamente). Lembre-se que a pele do bebê é muito delicada, então quanto mais neutro e delicado forem o sabão e o amaciante, melhor! A lavagem na máquina é muito mais eficiente e as roupas são melhor enxaguadas, não restando resíduo de sabão.

4 – Lave as roupinhas do baby separado. Não misture com as suas nem com as de ninguém, pelo menos nos primeiros meses.

5 – Faça como você já costuma fazer com as suas roupas: separe por cores, as claras das escuras, enfim, isso não muda…rs

6 – É interessante higienizar a máquina antes da primeira vez que você for lavar as roupinhas dos bebês. Como fazer isso? Coloque 1/2 litro (500ml) de alvejante (água sanitária) diretamente no cesto. Selecione no painel o programa de lavagem rápido, com o nível de água alto. Deixe a lavadora realizar o programa completo. Não utilize programas de menor duração durante a lavagem, para garantir que todo o alvejante seja removido da lavadora.

7 – Pode ser que você precise lavar algumas roupinhas mais delicadas na mão. Certifique-se de retirar todo o sabão.

8 – Passe as roupas do bebê com ferro quente (ajuda na higienização das roupas), mas fique sempre atenda nas etiquetas sobre as instruções de como lavar e passar.

9 – Se você já estiver no fim da gestação, pode guardar as roupinhas no armário, ou nas gavetas do bebê mesmo, não é necessária nenhuma proteção extra.

10 – Não é necessário lavar tudo de uma só vez. Comece pelas roupas de tamanho RN e P e vá assim por diante. Tente fazer todo esse processo lá pelo sétimo ou oitavo mês mesmo, aí você pode curtir o finalzinho da sua gestação sem se preocupar com isso!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s