1ª Festa junina dos pequenos: da expectativa à frustração

As primeiras datas comemorativas são sempre muito especiais, principalmente para os pais de primeira viagem, pois é inevitável criar uma expectativa em torno de algo que não conhecemos.

Quando os pequenos começam a frequentar a escolinha, as festinhas comemorativas começam a aparecer. Uma delas ( a mais deliciosa na minha opinião…rsrs) é a festa junina.  Então, a escola manda um comunicado com a data e horário da festa, os trajes, enfim, todas as informações necessárias e a família começa os preparativos.

E, durante essa preparação cria-se um expectativa enorme de que seu filho/filha vai arrasar, vai dançar, pular, cantar as musiquinhas, afinal, eles passaram um mês ensaiando!! E às vezes a realidade é muito diferente do que imaginamos.

Vamos pensar no lado das crianças: elas ensaiaram sim, mas com a professora e os amigos, pessoas com as quais ela já está acostumada. De repente ela se vê no meio de estranhos, de barulho, de muita gente e sim, ela pode recuar. Ela pode chorar, ficar irritada e se recusar a participar. E tudo isso é super normal, nós é que temos que entender. Apesar de estar em um ambiente (espaço) que ela já domina, aquelas pessoas e aquela música muito alta são estranhas para ela.

Outra coisa que às vezes acontece: a festinha é marcada em um horário diferente do horário da aula, em um horário em que a criança está acostumada a dormir, por exemplo. Claro que ela vai ficar irritada!! Cabe aos pais, nesses casos, mudar a rotina nesse dia para que ela durma antes (ou logo depois) da festa.

Eles são muito pequenos, ainda estão se acostumando com esse mundo, a primeira festa junina é uma novidade! Então, vamos com calma. Não podemos ficar bravos, nem nos estressar porque os pequenos não quiseram participar. E vale uma conversa com a família toda também (avós, tios, padrinhos, todos que estavam presentes). Nada de ficar falando “ah, mas o vovô queria tanto te ver dançar” ou ” a titia veio de tão longe pra te ver dançar”. Esse tipo de comentário pode deixar a criança mais triste ainda, porque ela sabe que deveria ter se apresentado mas não conseguiu.

Os pais devem se posicionar de uma maneira a acalmar os filhos e dizer que tudo bem. Se nesse ano não deu, vamos deixar para o próximo. Os pais devem transmitir segurança e a certeza de que nada mudou, que a criança está linda e que tudo bem se ela não se apresentou. Os pais são o porto seguro dos filhos, sempre.

Menos expectativa papais e mamães, assim se algo não sair como planejado, a frustração será bem menor. Isso vale para todas as primeiras festinhas!

Ah, uma dica muito legal! Na loja, temos disponível o “Kit Festa Junina Fácil”, para facilitar mesmo a vida das mamães. Ele foi criado para customizar uma roupa que os pequenos já tenham em casa. Clique nesse link e veja todas as informações : http://bit.ly/kitfestajuninacabidinhostore. Ou se preferir acesse: http://www.cabidinho.com.br

 

festa junina

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s