Dicas de Desfralde: Mictório Infantil Sapinho

Dica de Desfralde – Mictório Infantil Sapinho

 

O desfralde é uma das etapas mais aguardadas e temidas por algumas famílias no processo de crescimento das crianças, por vários motivos:

– como saber se chegou a hora?

– como saber se meu filho já está maduro suficiente para iniciar o desfralde?

– como lidar com a frustração quando acontecerem os escapes?

– é melhor esperar para iniciar o desfralde junto com a escolinha?

– fazer o desfralde do dia junto com o noturno ou esperar e fazer um de cada vez?

Bom, as dúvidas são muitas, especialmente para as famílias de primeira viagem. Nesse artigo nós vamos ajudar com algumas dicas de desfralde.

Desfralde: Como saber se chegou a hora?

Normalmente, depois dos 2 anos de idade, as crianças começam a ter mais controle sob o esfíncter (músculo que controla a saída do xixi e cocô). Mas isso varia bastante de criança para criança.

Tenha certeza de que nenhuma outra atividade esteja “tumultuando” a vida dos pequenos, como por exemplo: separação dos pais, nascimento de irmãozinhos, mudança de escola ou ingresso na escola. Qualquer evento diferente pode atrapalhar o desfralde.

É mais fácil (para as crianças e para as famílias também) que o desfralde se inicie nos meses mais quentes do ano, por conta dos escapes que vão acontecer.

Como saber se meu filho está maduro o suficiente para iniciar o desfralde?

As crianças gostam muito de imitar os adultos. Se vez ou outra ele vê os pais ou irmãos mais velhos irem ao banheiro e quiser imitar, deixe. Esteja perto para auxiliar, é claro, mas deixe ele explorar o ambiente, sentar no vaso, tentar fazer xixi em pé no vaso (no caso dos meninos). É importante que ele se ambiente com o processo.

Se ele pedir para usar o banheiro, estimule!

Se ele disser quiser tirar a fralda para fazer cocô, ótimo! Algumas crianças começam a ficar incomodadas ao fazer cocô na fralda. Leve-o para o banheiro.

Como lidar com a frustração quando acontecerem os escapes?

Escapes VÃO acontecer, saiba disso. A maneira como você lida com isso é que é importante. Jamais dê bronca, grite, se irrite. Por mais que esteja recorrente e que seu filho faça cara de paisagem.

Se você se irritar e demonstrar essa irritação a todo o momento, o esforço feito pode ir por água abaixo e ele retroceder muito! Se a criança se sentir mal, triste e muito chateada por não conseguir fazer o xixi/cocô no lugar certo, ela pode começar a “segurar” para não irritar os pais, e aí outros problemas surgirão. Se o escape for muito recorrente, vale a pena avaliar se esse é o melhor momento. Às vezes vale mais a pena recuar, esperar alguns meses até que a criança se sinta segura novamente e recomeçar.

Não demonstre nojo do xixi ou do cocô, diga que é natural. As crianças podem sentir nojo, dizer “eca”, mas agora você é que tem que fazer cara de paisagem…rsrs.

 

É melhor esperar para iniciar o desfralde junto com a escolinha?

Se houver essa possibilidade sim! O trabalho da escola junto com a família no desfralde facilita muito o processo. O que acontece é que na escola, a criança se sente mais estimulada a usar o banheiro pois os amiguinhos também estão usando. É uma farra. Eles fazem fila para ir ao banheiro, lavam as mãozinhas juntos, enfim, é um momento divertido e sem perceber eles já estão sendo treinados para repetir em casa. A escola também usa de recursos como a leitura de algumas estorinhas específicas que falem sobre o uso do banheiro (indicado para as famílias fazerem em casa também).

FAZER O DESFRALDE DO DIA JUNTO COM O NOTURNO OU ESPERAR UM DE CADA VEZ?

Isso depende muito de cada família. Há aquelas que preferem esperar até o desfralde diurno estar firme e forte para iniciar o noturno e outras preferem tirar a fralda de uma vez para que as crianças não se confundam.

Nossa dica é: se você estiver com tempo e disposição suficientes para trocar lençóis, e pijamas por algumas noites, vá em frente e faça os dois juntos. A criança vai entender e assimilar que a partir de agora não há mais fraldas, nem para dormir. Você terá mais trabalho sim, mas de uma só vez.

Agora, se você sai muito cedo para trabalhar, ou se fica muito irritada ao ter o sono interrompido várias vezes e não está disposta a acordar várias vezes para esse processo (trocar roupa, trocar lençol, virar colchão, etc..), espere. Faça um de cada vez e espere a criança estar bem segura no desfralde diurno para iniciar o noturno.

#SUPERDICAS

  • ELOGIE, BATA PALMAS, PULE, CANTE, FAÇA FESTA toda vez que ele conseguir fazer no lugar certo!!
  • Tenha alguns acessórios: penico, redutor de vaso sanitário, mictório infantil para os meninos, livrinhos com figuras estimulando o desfralde. Você vai usar todos eles? Talvez não. Mas teste com sua criança qual ela gosta mais e use!!
  • Faça desse um momento divertido. Conte estórias, compre livrinhos para ele folhear enquanto está sentadinho no penico ou no vasinho.
  • Algumas famílias usam cartelas de adesivos como “prêmios” para quando eles conseguem fazer no lugar certo. Você deve avaliar se é uma boa conduta com seu filho, mas é uma ideia válida também e que pode ser adaptada para a realidade de cada criança.
  • Compre cuequinhas e calcinhas – aquelas que tem um blockgel são as melhores para esse momento, pois seguram os pequenos escapes dando tempo para a criança avisar que quer ir ao banheiro. Essas são ideais para sair de casa, para passear. Para ficar em casa, compre aquelas simples mesmo e MUITAS!!! Eles adoram quando ganham esses itens pois sentem se “grandes”.
  • Para os meninos: invista em um mictório infantil. Como os meninos observam os pais irem ao banheiro, ter um mictório só para eles é algo que estimula muito. Na nossa loja, nós temos o Mictório Infantil Sapinho. Ele vem com ventosas para ser fixado na parede e conforme seu pequeno for crescendo, você pode mudá-lo de lugar, aumentando a altura. O recipiente aonde o pequeno faz seu xixi é facilmente removível para descarte do xixi no vaso sanitário. E vem com uma “mira” que ajuda o menino a acertar o lugar certo. É um grande sucesso de vendas, pois os meninos só vão querer fazer xixi nele!! E os escapes vão diminuir, com certeza! Compre aqui o Mictório sapinho em nossa loja

E veja também nosso vídeo no nosso canal do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=nw8M8pttHhI

 

Dica de Ouro : muita paciência e muito amor!! Algumas crianças farão o desfralde em 1 mês. Outras em 6 meses. O importante é eles saberem que podem contar com o seu apoio sempre!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s